Como dar aulas online: Como funciona um curso a distância

Como montar um negócio online para vender pistola de airsoft (foto: internet)

Nos dias atuais, a internet é uma ótima ferramenta que você pode utilizar para ganhar um dinheiro extra. Utilizar a tecnologia e o alcance da rede ao seu favor traz um grande retorno financeiramente.   Uma ótima ferramenta é utilizar a Plataforma EAD.

As aulas online são muito procuradas por conta de seu fácil acesso, onde a pessoa interessada assistirá as aulas no melhor horário para ela. Se você tem domínio sobre determinado assunto e quer ensinar pessoas, essa pode ser uma ótima opotunidade para aumentar ainda mais seus conhecimentos, treinar sua oratória e ainda ter uma renda extra.

Determine o conteúdo

Antes de tudo, você tem que definir o conteúdo que você irá ensinar e questionar se tem realmente domínio sobre esse assunto.

Se você tem muito conhecimento sobre o conteúdo: ótimo! Vá para o próximo passo! Se você não tem, antes de pensar em dar aulas online estude um pouco mais, faça planos de estudo avançado onde você pode pular níveis para aprender mais rápido e revisar assuntos mais antigos, busque pessoas quem possam te auxiliar e quando tiver domínio sobre o assunto pode ir para o próximo passo.

Para não demorar tanto, você pode também analisar algum outro conteúdo do seu interesse que domine mais e que pode compartilhar com aulas online de forma mais rápida. Dessa maneira, o planejamento trará ânimo de continuar e será mais fácil de enxergar um retorno futuro.

Como dar aulas online: Como funciona um curso a distância (foto= internet)
Como dar aulas online: Como funciona um curso a distância (foto= internet)

Pesquise plataformas

Um erro muito grande das pessoas que desejam dar aulas online é não pesquisar as plataformas EAD disponíveis na internet.

O youtube é o site mais conhecido onde você encontra aulas de todos os tipos de conteúdos, principalmente relacionados ao ENEM. Porém, ele não é a única plataforma online disponível com essa finalidade. Como sabemos, o youtube tem vídeos de várias abordagens, o que muitas vezes torna difícil o aprendizado podendo tirar o foco do aluno facilmente.

Existem plataformas EAD específicas para cursos online, algumas disponibilizam cursos só de empresas. Já outras, dão a oportunidade do professor autônomo fazer seu cadastro, organizar suas aulas e divulgar o seu curso.

Esses sites proporcionam ao professor criar chats online, colocar apostilas  e atividades extras para disponibilizar ao aluno. Por isso, é tão importante pesquisar e analisar as possibildades de cada plataforma.

Monetização

A monetização ocorre de acordo com as condições da plataforma que você colocar suas aulas. No youtube ocorre de acordo com os acessos, a quantidade de horas assistidas e de inscritos, a interação com curtidas e comentários dos usuários. Com isso, o youtube calcula o seu pagamento.

Em outras plataformas, você tem a liberdade de definir o valor do seu curso de acordo com a quantidade de aulas, os minutos de cada aula, o tipo de conteúdo abordado, o investimento que você teve para disponibilizar esse curso, entre outras questões. Nesses sites, o aluno pode buscar mais facilmente, uma vez que o foco são cursos e a quantidade de conteúdo no site geralmente é menor que no youtube. Ou seja, sua monetização tanto pelo youtube como por outras plataformas Ead depende de sua divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *