Como escolher um software de segurança para a sua empresa?

Como escolher um software de segurança para a sua empresa?

O software de segurança e antivírus é um componente essencial da estratégia de segurança de TI da sua empresa. Ajuda a proteger seus computadores, servidores, software e dados contra vírus, malware, hackers, spyware, e-mails desonestos e muito mais.

Mas escolher o melhor software de segurança pode ser complicado, principalmente envolvendo opções de baremetal. Muitas opções estão disponíveis, desde o software básico gratuito até os pacotes completos com preços a combinar.

Determine o que você precisa do seu software de segurança

Nem todos os pacotes de segurança fazem exatamente os mesmos trabalhos. Portanto, é aconselhável mapear seus requisitos antes de avaliar opções específicas. Você precisa considerar:

  • O que precisa ser protegido? Quantos computadores e servidores você possui? Você também pode instalar um software de segurança em dispositivos móveis.
  • Você já possui algum software de segurança? Você pode economizar dinheiro usando ou atualizando um pacote existente.
  • Quanta experiência em TI você tem? Alguns pacotes são fáceis de configurar e manter. Outros requerem conhecimento técnico.
  • Sua equipe entende a segurança de TI? Você pode dar mais controle aos funcionários se tiver certeza de que eles compreendem os riscos.
  • Você precisa atender aos padrões externos? Por exemplo, as empresas que aceitam cartões podem precisar de um software de segurança.
  • Quais são seus planos futuros? Se você pretende expandir seus negócios, verifique se o software de segurança permite adicionar usuários ou dispositivos extras.

As principais decisões sobre seu software de segurança

Embora os pacotes de segurança tendam a ter listas de recursos semelhantes, eles podem fornecer níveis muito diferentes de proteção. Para garantir a compra de um pacote compatível, verifique resenhas e testagens dele.

Existem dois tipos principais de software a serem considerados:

O software independente deve ser instalado e gerenciado em cada computador separadamente. Geralmente é fácil de configurar, mas também pode ser fácil para sua equipe desativar se achar que está atrapalhando – e isso pode deixá-lo vulnerável. 

É bom para empresas com cinco ou menos computadores que desejam um pacote que eles possam configurar sem exigir muita experiência técnica.

O software centralizado oferece um painel de controle para verificar e gerenciar a proteção em seus negócios. Isso garante que tudo esteja protegido e permite que você realize a manutenção com mais eficiência. 

Geralmente, o software de segurança centralizado é melhor se você tiver mais de cinco computadores, mas requer algum conhecimento técnico. 

É uma boa ideia falar com seu fornecedor de TI ou empresa de suporte ao escolher um pacote de segurança. Eles podem ajudá-lo a entender a melhor abordagem para suas circunstâncias.

O que verificar antes de comprar um software de segurança

Depois de ter uma lista restrita de pacotes de segurança, alguns outros fatores podem ajudá-lo a identificar qual é o melhor para sua empresa:

Seus computadores podem executá-lo? O software antivírus pode exigir muito do seu computador, porque está constantemente verificando arquivos em segundo plano. Certifique-se de que seus computadores excedam confortavelmente os requisitos do software.

Existe algum conflito em potencial? Como o software de segurança precisa acessar todos os dados do seu computador, ocasionalmente pode entrar em conflito ou bloquear outro software. Verifique o site do software para problemas conhecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *