O que faz uma contabilidade dentro da empresa

De modo geral, os pequenos empresários não gostam muito da contabilidade, pois vêem como algo que só serve para obrigar a armazenar diversos livros e informar por meio de documentos sobre tudo o que foi vendido, comprado, recebido e pago ao seu contador.

Mas a contabilidade é muito além disso. Por meio da contabilidade há um controle do crescimento do patrimônio de uma corporação, e também por meio da contabilidade é possível fazer os cálculos e os registros de qualquer operação financeira feita em um determinado tempo, criando relatórios que serão utilizados para dar informações aos colaboradores sobre a condição financeira da empresa.   

Não é correto e nem possível tomar uma decisão sem considerar os fatos e referências produzidos pela contabilidade. Qualquer instituição é obrigada a ter uma estrutura contábil, de acordo com a lei.

Quais documentos a contabilidade registra?

A contabilidade produz relatórios que são elaborados através de registros. O registro é uma estratégia em que toda a documentação é lançada no livro de contabilidade, ou seja, é a forma de registrar qualquer ato ou acontecimento contábil da instituição, qualquer dado comercial e financeiro.

O registro deve ser feito de modo verdadeiro e correto. Qualquer documento relacionado a alguma operação que a instituição fez em um determinado período precisa ser armazenado e mandado para a contabilidade.

Entre esses documentos estão os recibos de pagamentos, nota fiscal de compra e venda, pró-labore, registro relacionados à folha de pagamento, registro relacionados a empréstimos e outros.

Esses são só alguns exemplos de documentos que precisam ser armazenados e depois mandados para o contador.

Livros usados pela contabilidade

Todo registro contábil é feito nos conhecidos livros contábeis. No entanto, há vários tipos de outros livros que integram os livros contábeis como, por exemplo, o livro de caixa, duplicatas, diário, de conta corrente e outros.

Quando a instituição envia os documentos necessários, à contabilidade promove os registros em alguns desses livros, assim como, todos os recolhimentos de impostos e tributos que a instituição pagou.

Os resultados finais desses dados são mostrados por meio de demonstrativos, em que é possível comprovar se a instituição teve lucro ou prejuízo em um período específico.

Os demonstrativos da contabilidade

Os demonstrativos contábeis é uma ilustração estrutural da condição financeira e patrimonial de um empreendimento em um específico momento.

Entre os demonstrativos contábeis temos o balanço patrimonial, demonstrativo de fluxo de caixa, demonstrações de mutações do patrimônio líquido, demonstração do valor adicionado, demonstração do resultado do exercício (DRE contabilidade), e outros.

Quais os benefícios?

Os benefícios da contabilidade podem passar despercebidos por aqueles que não conhecem a importância de tal operação, mas ela é muito importante para produzir de modo organizado tudo o que a instituição fez diariamente em sua administração e operações.

Por meio da contabilidade a instituição tem o controle sobre a condição financeira líquida, ou seja, quanto possui de capital de giro. A contabilidade também informa o nível de dívidas, isto é, quantos empréstimos a empresa fez.

A empresa também observa se existem gastos desnecessários para tomar medidas a favor da diminuição de custos e analisa como estar o seu estoque e a condição de seus móveis, veículos, equipamentos, ferramentas e outros.

A contabilidade é algo fundamental na criação e logística de táticas para cumprir todos os alvos da empresa. E o contador tem a tarefa de auxiliar o gestor na administração dos planos futuros da instituição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *