Por que a minha senha do Wi-Fi não está funcionando? – Aprenda a consertar isso

Se você está tendo problemas de conectividade ou esqueceu sua senha, este é o lugar certo para saber como resolver esse problema.

É fácil sugerir a redefinição do roteador, mas se isso não for uma opção porque você não tem esse acesso ou autoridade, é necessário considerar as alternativas. E, embora a configuração do roteador para os padrões provavelmente resolva o problema, ele pode criar muito trabalho que poderia ser evitado.

É certo que o seu roteador deveria funcionar o tempo todo, mas nem sempre isso acontece, certo? Saiba que apesar da conexão Wi-Fi estável ser o normal, é muito comum ocorrer falhas. Por isso, vamos analisar cenários comuns que causam todo esse problema e tentar resolvê-los.

Não é possível ver minha rede disponível

Você sabe que uma rede deve estar acessível de onde você está, mas ela não aparece na sua lista de redes disponíveis às quais você pode se conectar.

Este é um bom momento para verificar se você desativou o Wi-Fi sem perceber. Alguns laptops e outros dispositivos do Windows têm chaves ou botões Wi-Fi de hardware que você pode pressionar acidentalmente. No Windows 10, o ícone de rede mostrará um X vermelho através do Wi-Fi na barra de tarefas. No macOS, o “ventilador” de Wi-Fi na barra de menus do sistema será um esboço vazio.

Pode ser uma rede fechada. Embora nunca tenha sido uma maneira realmente válida de melhorar a segurança, algumas redes são configuradas para que seu nome não fique visível. Nesse caso, se você não tiver um perfil de conexão armazenado, deverá usar o método no sistema operacional para ingressar em uma rede manualmente, geralmente listado como “outro” em um menu. Você precisará digitar o nome com precisão e, se estiver usando criptografia, escolha seu método de segurança e insira a senha.

Conectado, mas sem acesso à internet

Comece verificando se sua fatura do mês está realmente paga (sim, imprevistos acontecem e você pode ter se esquecido de pagar).

Alguns sistemas operacionais fornecem uma pista de que há um problema, como o adaptador de sinal Wi-Fi mostrando um ponto de exclamação. Em outros, você precisará detalhar o status ou as configurações da rede. Ao fazer a verificação, tente corrigir o problema e reinicie o roteador.

Senha correta, mas não há conexão

Verifique se realmente sua senha está correta, pois o dispositivo rejeitará qualquer senha além dela – é possível trocar sua senha acessando ips 192.168.0.1 e 192.168.1.1 do roteador. Mas, se você está certo de que está inserindo a senha correta, verifique se não está tentando acessar uma rede que não é a sua. É muito provável que você esteja lidando com dezenas ou mais redes nomeadas separadamente, e você pode ter selecionado uma com nome semelhante ao que você deseja.

O seu dispositivo encontra repetidamente a rede errada

Se o seu aparelho está insistindo em encontrar a rede errada, você pode tentar esquecê-la. O truque é a persistência: continue excluindo-o de todos os dispositivos que você usa para ativar a sincronização.

Você pode gerenciar redes em cada sistema operacional depois de navegar para esses locais:

  • Android: Configurações> Wi-Fi, toque no botão Personalizar e escolha Rede salva.
  • iOS: em Configurações> Wi-Fi, você pode esquecer apenas a rede atualmente conectada.
  • Windows: clique no ícone Rede, escolha Gerenciar configurações de Wi-Fi e escolha Gerenciar redes conhecidas.

O seu roteador morreu

Sim, aparelhos possuem prazo de validade e você pode levar em conta essa sugestão. Mas, não se desespere, pois é possível encontrar adaptadores de wi-fi disponíveis para a compra. Basta conectá-lo ao UBS, fazer a instalação e ver a mágica acontecer.

Se nada disso funcionar, é hora de procurar um técnico e pedir ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *