Sua empresa está pronta para pessoas com necessidades especiais?

Somente os portadores de deficiência entendem o quão difícil é caminhar por lugares que não há acessibilidade alguma. No passado, os portadores não tinham vez nem voz, eram ignorados completamente pela sociedade e condenados a viverem em seus mundos de dificuldades.

Hoje em dia esse cenário vem mudando graças à conscientização de que é preciso incluí-los na sociedade independente de sua deficiência. Embora esse tema venha sendo muito abordado nos últimos anos, muitos locais não oferece nenhuma acessibilidade, como é o caso de algumas empresas.

Atualmente existem leis brasileiras que obrigam as empresas a cumprirem uma cota no seu quadro de funcionários, empregando pessoas com deficientes. Além disso, elas também são incentivadas a melhorar o seu ambiente para receber qualquer cliente que seja deficiente. Você tem uma empresa e deseja oferece acessibilidade para deficientes? Veja o que você pode fazer para tornar a vida dessas pessoas mais fáceis dentro do seu negócio.

Atenção para pisos e rampas

A primeira coisa que você precisa dar atenção é ao piso e as rampas. É muito comum escutarmos os deficientes físicos que utilizam cadeiras de rodas para se locomoverem, reclamarem que em certos lugares os pisos possuem desníveis ou são esburacados, dificultando o acesso.

Esse mesmo tipo de reclamação nós escutamos de pessoas com deficiência visual. Para evitar que sua empresa fique marcada por uma péssima experiência, providencie pisos apropriados. Por exemplo, você pode fazer um caminho com piso emborrachado para deficientes visuais, além de utilizar rampas de acesso adequadas para cadeirantes. Este tipo de piso facilita a locomoção de quem não enxerga, além de ser mais seguros evitando o risco de escorregões.

As empresas que se preocupam com acessibilidades são muito valorizadas na sociedade e no mercado de trabalho.

Incorpore um elevador

Se a sua empresa possui alguns andares, é preciso pensar como um cadeirante pode chegar nos andares de cima. Assim sendo, não basta apenas ter escadas bem sinalizadas, mas também é preciso incorporar um elevador. Os elevadores ajudam todos aqueles que são incapacitados de subir escadas.

Dê atenção as larguras das portas

Esse é outro problema na maioria das empresas que não possuem acessibilidade. Muitos que andam de cadeiras de rodas passam pelo constrangimento de não conseguirem passar pela porta.

Deste modo, procure deixar as portas de sua empresa com larguras idéias para que os cadeirantes consigam passar. Essa largura deve ser no mínimo de 0,80 cm.

Adapte os banheiros

Os banheiros deve ser um dos primeiros lugares a serem adaptados. É necessário que os banheiros tenham pisos antiderrapantes e as paredes devem ter barras de apoio. Além disso, as maçanetas devem ser do tipo alavancas e o espaço do ambiente deve ser o suficiente para uma pessoa com cadeira de rodas se locomover.

É preciso se lembrar que a pia e o interruptor deve ter uma altura ideal, e a torneira de pressão.

Adapte alguns objetos

Na sua empresa utilize balcões adaptados para atender uma pessoa com cadeira de rodas. Além disso, algumas mesas onde geralmente é servido café precisam ter o tamanho adequado pensando no cadeirante e não podemos nos esquecer dos bebedouros.

Reserve vagas em estacionamentos

Para que sua empresa mostre que está pronta para atender pessoas com deficiências é preciso colocar em prática todos esses itens e também reservar algumas vagas do estacionamento para esse público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *