Veja as funções de um Contador e descubra porque ele é tão importante

Montar um negócio é um projeto com inúmeras variáveis desde o momento da decisão, e passa por tantos compromissos quanto desafios.

Preparar produtos e serviços, estratégias de vendas e de marketing, avaliar a concorrência, prever receitas e despesas, levantar recursos e, enfim, colocar tudo para funcionar.

Mas você conduziu a legalização da sua empresa seguramente em todos os termos? Falta algum documento para uma fiscalização que chegar amanhã? Poucos empreendedores podem responder sim e não para estas duas perguntas.

Ou são contadores por ofício ou contrataram um Contador. E a importância deste profissional está apenas começando dentro da vida de uma empresa. Veja as funções de um Contador e descubra porque ele é tão importante para as empresas, incluindo a sua.

Mas antes: o que é a Contabilidade?

Esta é uma pergunta que mesmo alguns empresários experientes têm dificuldade de responder, tamanha é a abrangência e complexidade do trabalho de um Contador. Mas podemos definir a Contabilidade como sendo:

A ciência do registro, estudo e controle do patrimônio (conjunto de bens, obrigações e direitos) de uma empresa e a interpretação de todas as variações ocorridas nele, quantitativas e qualitativas. Também deve municiar a administração da empresa e os sócios de todas as informações a respeito da situação econômica e patrimonial, além de prestar informações, relatórios, pagamentos e esclarecimentos aos órgãos públicos, entidades financeiras, de classe e o mercado.

Quais as responsabilidades de um Contador na empresa?

Podemos resumir a estas responsabilidades abaixo, sendo que cada uma se desdobra em várias atividades, com processos e prazos específicos.

  • Cumprir todas as obrigações fiscais e legais;
  • Gerar os livros contábeis obrigatórios;
  • Gerar os demonstrativos financeiros e contábeis obrigatórios e necessários;
  • Ser o representante (por lei) da empresa em fiscalizações e questionamentos legais;
  • Criar relatórios consultivos;

Quais as atribuições de um Contador na empresa?

Um Contador pode ter uma série de atribuições dentro de uma empresa, especialmente nas pequenas e médias, onde os investimentos de pessoal e recursos em áreas dedicadas podem ser muito altos para a complexidade dos resultados necessários.

Abertura da Empresa

Cabe a um contador fazer o levantamento de todas as obrigações, impostos e taxas que um novo negócio deve providenciar para começar as suas operações:

  • Elaborar e registro o contrato social no órgão municipal competente;
  • Estudar os regimes societário e fiscal que a empresa pode adotar e orientar a decisão dos sócios;
  • Providenciar as guias e pagamentos das taxas de regularização;
  • Providenciar o alvará geral de funcionamento e os alvarás e licenças específicas do ramo de atividade da empresa (por exemplo, o ramo hospitalar);
  • Instituir as rotinas de atendimento de livros fiscais e demonstrativos obrigatórios.

Gestão de Empregados

Dependendo do porte da empresa, o contador pode atuar no atendimento das rotinas que envolvem os empregados:

  • Elaboração e assinatura do contrato de trabalho;
  • Registro da carteira de trabalho e atualizações que forem necessárias;
  • Cálculo de liberação para pagamento das férias, salários e horas-extras;
  • Processo admissional e demissional, controlando as obrigações das partes.

Contabilidade Diária

Ao contador cabe o registro contábil de todas as movimentações de entradas e saídas da empresa – por exemplo compras, vendas, investimentos. Todos os movimentos serão a base para gerar os demonstrativos e os processos de obrigações legais.

Também deve analisar cuidadosamente os movimentos em busca de erros que possam prejudicar a empresa fiscal e financeiramente.

Pagamentos de Impostos

O contador é o responsável pelo cálculo de todos os impostos, preparação das guias de recolhimento e encaminhamento para o Financeiro pagar – em muitas pessoas, ele próprio providencia o pagamento.

Livros e Demonstrativos

Esta é a responsabilidade mais específica do contador – e a razão pela qual toda empresa deve ter um devidamente qualificado como responsável contábil. São vários livros e demonstrativos fiscais e financeiros que devem ser publicados e serão usados pelos sócios para avaliar a saúde da empresa como um todo e tomar decisões.

Papel Consultivo

Esta é uma função pouco entendida por muitos empreendedores, mas de fundamental importância: o contador, com toda a sua experiência e vivência com os números da empresa, pode analisar, apontar riscos e orientar sobre opções nas decisões de investimento e financiamento dos sócios.

Você pode ter um contador online que prestará todos os serviços necessários e conforme o perfil da sua empresa. Só não fique sem um contador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *