Veja como escolher um corretor de confiança na hora de comprar seu imóvel

Comprar um imóvel é uma negociação complexa, demorada e tensa – pela ansiedade de encontrar clientes, de negociar com um cliente confiável e de fechar um bom negócio.

Por mais que a gente conheça algumas regras do mercado de imóveis e tenha alguma experiência de negócios anteriores, é um setor que está sempre em mudanças, exposto a crises localizadas ou da economia como um todo.

Qualquer fato novo que mexa com as estruturas econômicas atinge logo e diretamente o mercado imobiliário. Então, como fazer com a sua busca por um lugar melhor? É a hora ou vale a pena esperar?

Corretor de imóveis: o seu parceiro na busca do melhor negócio

O corretor de imóveis é o profissional que tem a experiência e a qualificação para atuar no mercado e pensar nas melhores de opções de compra para você.

Mas é uma relação de longo prazo, e precisa de certos cuidados, pois você vai apostar na competência do corretor e não quer se sentir prejudicado de alguma forma.

Com essas dicas você pode começar a negociar a compra do seu apartamento sem medo, e até comprar um apartamentos Ipanema. Veja como escolher um corretor de confiança na hora de comprar seu imóvel

01 – Pesquise o registro profissional do corretor

Todo corretor profissional deve ter o registro no CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis). É o equivalente a ir a um médico que tenha o CRM. O CRECI é obtido somente após a qualificação, atestando que ele está capacitado a exercer as atividades de corretor.

Você também pode checar o registro dele solicitando a carteirinha, onde estarão os dados do profissional e o registro.

02 – Experiência ainda é um diferencial

Ninguém será preconceituoso com os jovens corretores, mas nesta profissão, como envolve negócios de milhares ou milhões de reais, é sempre importante ter a parceria de uma pessoa que já se envolveu em muitos negócios e conhece muito bem as legislações, as formas de avaliar um imóvel e o comportamento do vendedor.

03 – O bom relacionamento interpessoal é essencial

Um corretor de imóveis é um relacionamento de longo prazo e a afinidade com ele é um fator que pesa bastante no dia a dia.

E o comportamento dele fará muita diferença para a sua confiança. Procure conversar bastante com ele em uma primeira reunião e decidir se realmente quer conduzir seu sonho de comprar um imóvel com ele.

É uma relação onde ele precisará ser ágil para ver as oportunidades, sensato com as opções que se alinhem com as suas possibilidades e gostos, pontual com as visitas e respeito nas relações com você e o vendedor também.

04 – Pesquise previamente sobre os imóveis

É importante chegar a uma reunião com o corretor tendo informações que ajudem a perceber se ele está realmente atualizado sobre a região, o valor de mercado do tipo de imóvel que você deseja.

Assim você poderá perceber se o imóvel que ele oferece está com um preço alto demais ou baixo demais – e em ambos os casos, desconfie.

05 – Nunca aceite pagamentos antecipados

Um corretor sério não exige nenhum tipo de pagamento antecipado, sob qualquer pretexto. Ele receberá somente após a concretização do negócio.

E isto também é uma questão legal: somente receber após a venda fechada. E caso a venda não se concretize, seja qual for o motivo, ele não terá valor a receber.

Sim, o valor é devido pelo vendedor do imóvel, mas a atenção é importante com profissionais que cobram taxas para a busca do imóvel, o que é uma prática ilegal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *