Veja como reduzir o lixo da sua empresa e economizar no fim do mês

As pessoas donas do seu próprio negócio sempre estão preocupadas em reduzir o lixo da sua empresa, cortar gastos desnecessários e fazer materiais e produtos renderem. De fato, ao colocar as despesas na ponta do lápis, sempre tem como dar um jeitinho para deixar as contas mais enxutas e economizar no fim do mês.

Agir com base no princípio da sustentabilidade é um ótimo caminho para iniciar essa tarefa. As vezes, esquecemos que pequenos detalhes podem sim fazer a diferença, como evitar de deixar a luz acesa durante o dia e fechar a torneira enquanto escova os dentes.

Para ajudar empresários que estão em busca de reduzir seus gastos mas não sabem por onde começar, reunimos aqui algumas dicas que podem fazer toda diferença em seu dia-a-dia e, claro, em sua conta no final do mês.

Evite papeis impressos

Em um mundo cada vez mais digital, a mídia offline, ou impressa, está ficando cada vez mais em desuso. Se a sua empresa possui assinatura de veículos de informações, como jornais e revistas, pense que, anualmente, você está tendo um gasto que deve girar em torno de pelo menos R$ 450,00.

Será que está valendo à pena custear essas informações quando você poderia estar buscando informações na internet, onde se encontra diversos sites e blogs informativos até mesmo gratuitos? Pense sobre isso!

Esqueça os copos descartáveis

O uso de copos descartáveis para consumo de água e café são totalmente dispensáveis. As pessoas criam uma falsa ilusão de que irão reaproveitar o mesmo copo mas, na prática, isso não acontece.

Uma ótima alternativa para isso é trocar os copos descartáveis por canecas personalizadas com o nome dos funcionários, por exemplo. Além de uma estratégia de endomarketing, onde o seu funcionários ficará feliz e se sentirá especial com o presente, você vai perceber como fará diferença no final em seu orçamento.

Refil

Uma ótima opção para diminuir não só o lixo, como também os gastos de sua empresa, é dar preferência para produtos que possuem a opção de refil, como sabonete líquido e produtos de limpeza. Pense que o conteúdo da embalagem vale muito mais do que a embalagem em si.

Existe algumas empresas especializadas que até disponibilizam a troca de embalagem de alguns produtos. Vale à pena pesquisar a respeito.

Consciência

Antes de colocar essas ideias em prática, pensa que você deve trabalhar para, primeiramente, mudar a cultura de sua empresa em relação ao consumo e os gastos. Fazer uma campanha que estimule os colaboradores a criarem consciência em relação a suas atitudes, é o primeiro passo para que de fato as mudanças ocorram.

Mostre a eles como que suas atitudes importam, como o simples fato de desligar a luz da sala de reuniões quando ela não está sendo utilizada. Fazer bloquinhos de anotações com os papéis que sobram e fechar a torneira enquanto escova os dentes também faz uma grande diferença.

Agora que você já sabe como reduzir o lixo da sua empresa e economizar no fim do mês, deixando seu saldo mais positivo do que já é, coloque essas ideias em prática e compartilhe com seus sócios, amigos e familiares. A natureza agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *