Como montar uma pousada? Veja algumas ideias interessantes!

Depois que perderam seus empregos, diversas pessoas resolveram ser donas do seu próprio negócio. Muitas dessas resolveram empreender no setor de hotelaria e turismo. Por conta disso, o que vemos é um crescente número de pousadas sendo abertas.

Você também quer entrar nesse ramo? Deseja abrir uma pousada? Então neste caso, você precisa saber com detalhes o que realmente é necessário para que você tenha sucesso com seu empreendimento.

Afinal de contas, abrir uma pousada requer um investimento significativo e para não perder dinheiro é necessário saber de tudo o que está envolvido nesse ramo.

Aqui vamos dar algumas dicas úteis que você poderá colocar em prática para abrir sua pousada. Confira!

Escolha um local estratégico

A primeira dica e uma das mais importantes, é escolher um local estratégico. Para isso, você precisa definir quem será seu público. Vamos dar um exemplo simples para que você entenda.

Digamos que seu objetivo seja hospedar pessoas que estão a passeio na região. Então nesse caso você vai procurar um local mais próximo dos pontos turísticos da região. Se você mora no Rio de Janeiro, por exemplo, poderia escolher um local nas mediações do edifício Areia Leblon, para hospedar turistas.

Você vai saber encontrar o local ideal quando definir quem serão seus hóspedes: executivos? Turistas a passeio? Algum tipo de profissional específico? Religiosos? É fundamental fazer uma escolha.   

Dê atenção a estrutura do estabelecimento

A estrutura do estabelecimento também deve ter sua total atenção, pois para abrir uma pousada é preciso que o local esteja de acordo com a proposta. Além disso, você precisa pensar em tudo que um empreendimento desses precisa ter.

Por exemplo, a quantidade de camas, lençóis, travesseiros, toalhas, sabonetes de uso pessoal, mesas, cadeiras, sem falar na parte de alimentos e os equipamentos necessários para armazenar e preparar as refeições.

Também precisa pensar no que diz respeito a decoração do ambiente e a parte verde do local. Tudo deve ser pensado de acordo com a necessidade do cliente e de uma forma que possa proporcionar conforto e bem-estar aos hóspedes.  

Providencie as documentações necessárias

As documentações necessárias devem ser resolvidas antes mesmo de seu funcionamento. Você precisa comparecer a alguns órgãos da prefeitura da cidade no qual pretende abrir a pousada, e se informar sobre alguns documentos exigidos para o funcionamento de um estabelecimento desse porte como, por exemplo, o alvará.

Também é preciso ter um contrato de locação ou de compra e venda, além do IPTU em dias e CNPJ da empresa.

Quando todos os documentos estão organizados, seu negócio tem grandes chances de prosperar, além de passar muita segurança para os hóspedes.

Contrate funcionários qualificados

Outra parte importante que você precisa pensar quando decidir abrir uma pousada é nos funcionários. Quantos serão necessários para trabalhar na sua pousada? Já pensou nisso?

É preciso ter uma boa quantidade de funcionários para cada setor do empreendimento. No início talvez não seja tão necessário um grande número de empregados, mas isso com certeza deve acontecer conforme o local vai ficando conhecido e frequentado.

Por isso, contrate funcionários experientes e qualificados, pois eles serão fundamentais para que o hóspede tenha uma boa impressão da pousada e volte outras vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *