Confira algumas dicas de como criar um portal de notícias de sucesso

Todo ser humano que faz uso da internet já precisou acessar um portal de notícias em algum momento e é por isso que é um nicho tão relevante.

Existem portais com notícias sobre absolutamente tudo que se pode imaginar, então se você está pensando em criar um para abordar sobre assuntos do seu interesse, mas não sabe o que deve fazer, continue lendo a seguir.

Entendendo o que é um portal de notícias

Um portal de notícias nada mais é do que um site informativo, que pode ser segmentado em diferentes temas ou voltado a assuntos gerais. 

Um portal digital informativo, por exemplo, é que dentro do grupo de atuação ao qual se insere, contribui para a divulgação de informações relacionadas a cada grupo. Porém, independentemente de qual seja seu nicho de escolha, se o mesmo possui um público alvo, poderá ser utilizado como um portal de notícias sobre assuntos relevantes que podem gerar dúvidas ou curiosidade. 

Planejamento

Um portal de notícias é um produto e um negócio como qualquer outro existente no mercado, por isso, é necessário que tenha foco, dedicação e tempo para que o portal alcance grandes desempenhos.

Todo produto tem como objetivo conquistar seu público e para que os resultados surjam, é necessário que haja um bom planejamento.

E ao começar um empreendimento, seja ele qual for, existem algumas perguntas que precisam ser pensadas e respondidas para saber por qual caminho se deve seguir, e para quem deseja criar um portal de notícias não seria diferente. Sendo algumas delas: 

  • Para qual público é destinado esse portal de notícias?
  • Quais as características desse público?
  • O que vou entregar para esse público?
  • Por que ele irá preferir ler o meu conteúdo e não o de outros sites?

Segmentação e Nicho são pontos importantes

O mais interessante no universo das notícias, é que a possibilidade de segmentação é muito mais vasta que em qualquer outro segmento. Você pode se espelhar em alguns sites, como o Portal 1M ou algum outro em que se inspire. Pode falar sobre o universo esportivo e notícias sobre o futebol, abordar assuntos mais complexos como política, medicina e saúde, ou sobre temas mais descontraídos como o mundo da moda e suas vertentes. Você escolhe.

E a segmentação é a principal estratégia na internet, pois se especializar-se em um determinado segmento, tema ou nicho faz com que o seu portal de notícias se torne mais atraente e chamativo para o mercado de anunciantes, uma vez que é possível alinhar o conteúdo jornalístico entregue com produtos que são desenvolvidos para o mesmo público.

O grande segredo para você se tornar uma referência e fazer sucesso com o seu portal de notícias é se empenhar em um nicho pelo qual você é apaixonado e especializado.

Seja profissional e diferencie-se

Uma coisa que você precisa ter em mente é que, independentemente de qual seja sua escolha de nicho, ele sempre irá encontrar uma concorrência. Sempre terão outras pessoas publicando conteúdo sobre o mesmo assunto, apenas em portais especializados, mas também em blogs. Por isso, o seu portal de notícias precisa se diferenciar e o primeiro passo é ser reconhecido pela sua credibilidade. Nunca se esqueça de que o valor entregue aos seus leitores é a informação e é crucial que ela seja relevante.

É necessário, antes de tudo, que exista uma boa técnica de escrita, com objetividade e clareza em todo o seu conteúdo, porém, sem abrir mão da criatividade, da inovação e da originalidade.

Se empenhe em fornecer informações que as pessoas desejam saber com uma linguagem que elas vão gostar de ler.

Outra dica importante para se destacar dos demais, é buscar se especializar cada vez mais dentro do mercado, que neste caso, é o do marketing digital. Por isso, estude bastante sobre marketing de conteúdo e SEO  (Search Engine Optimization) para que seu site, além de chamar atenção, fique bem posicionado nas ferramentas de pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *